Existem diversas formas de crânios de carnívoros, não apenas nas espécies mas também nas raças, em especial os cães.
Podemos dividi-los em três grupos:
- Dolicocefálicos - cabeça longa e estreita
- Braquicefálicos - cabeça larga e curta
- Mesocefálicos - cabeça de proporções médias
Raças dolicocefálicas, com esqueleto axial alongado e parte cranial afilada com crista sagital externa bem definida. Um grupo de raças dolicocefalicas são os border collie, wolfhound irlandes, galgo, greyhound, borzoi
Já os pertencentes ao braquicefalismo, a caixa craniana é desproporcionalmente maior a face, sendo esta mais curta e larga que a caixa. A crista cranial é reduzida podendo não existir. Algumas raças como pugs, pomerânios, pequinês, boston terrier e alguns spaniels, são exemplos clássicos de casos clínicos relacionados a braquicefalia, o prognatismo mandibular é uma, onde a mandíbula se projeta mais rostralmente que o osso maxilar. Esses animais muitas vezes apresentam problemas com relação direta ou indireta no sistema respiratório ou digestório. Um grande problema desses animais é que sua boca é pequena em relação a língua grande, o que faz sua boca ficar torta para um lado e a língua para outro.
E por ultimo, os mesocéfalos, com o crânio mais proporcional a parte facial. Mesmo com o avanço da idade, essa proporção permanece. As raças mais emblemáticas são newfoundland, bedlington terrier, bull terrier, pointer, beagles e dachshunds.
Caso conheça mais raças e seus tipos de crânio, comente ai em baixo. logo mais, postaria casos clínicos relacionados aos tipos de crânio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário