A poucos dias comprei meus hamster e antes de adquirir qualquer animal, sempre leio mais sobre ele, principalmente se eu ainda não tenha criado. Enfim, imaginei que na hora da compra ou eles iam por o animal dentro de uma caixinha de papelão que eles podiam fugir ou até se machucar. Procurei o valor de uma caixinha transportada para hamsters, logo percebi que os valores eram quase o mesmo ou iguais ao de uma gaiola para hamster russo ou o chines (estes são menores que os sírios).
Decidi produzir minha própria caixinha transportadora com materiais baratos e que se pode ter em casa. Ela pode ser usada para qualquer roedor pequeno como gerbil (esquilo da mongólia), hamsters, porquinho da india (filhotes), camundongos e até para outros pequenos animais como um calango.
- Uma caixinha de sorvete de 2L (ou superior)
- Uma lixa
- Barbante
- Uma tesoura com ponta ou material similar para perfuração
- Um rolo de papel higiênico
- Papel higiênico ou serragem(para forrar)
1 - Com o pote tampado fica mais fácil de perfura-lo. Fure apenas a tampa, com diâmetro um pouco menor que um lápis (se furar o pote, os hamster podem roer e até se machucar caso estejam pontudos).
3 - Faça um pequeno buraco, nas laterias da caixa e mais dois buracos iguais na tampa. Usando dois pedaços de barbante, atravesse dois buracos com um pedaço e os outros dois com outro pedaço. O pedaços de barbante devem possuir tamanho ideal para que possa ser amarrado e desamarrado facilmente por você.
(O meu não tem esse barbante pois já havia colocado esse plastico ai, mas fiz pra minha amiga e o resultado foi o mesmo.)
Pronto, sua caixa já está pronta, agora vamos deixa-la um pouco confortável ao bichinho.
Pegue o papel higiênico e estire ele por todo o fundo do recipiente. os hamsters gostam de se esconder nele principalmente quando ficam com medo. Se possuir serragem é ainda melhor (lembre-se, as serragens devem ser as próprias para roedores, outras serragens podem transmitir doenças, parasitas ou possuírem tinta toxica a eles).
Coloque um rolo de papel higiênico para eles brincarem e se esconderem.
Caso o caminho seja longo, deixe um pouco de comida pra ele comer na viajem. Com um bebedouro próprio para hamster, perfure o tamanho certo para que caixa e encaixe-o na caixa.
Acho que é tudo. Espero ter ajudado a todos e que tenham entendido. Essa caixa transportadora é realmente fácil de fazer e o melhor que é você não gasta quase nada. Lembre-se que essa caixa deve ser usada apenas para transportes de curta distância pois é muito pequena. Não esqueça de verificar se vedou-a bem pois alguns roedores costumar ser bem xeretas e tendem a destrancar a caixa, por isso é importante o barbante, para aumentar a segurança. Podem fica dois filhotes de hams tranquilamente ou um.
Se gostaram, comentem, compartilhem pois ajuda muito. Até a próxima gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário