quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Anatomia do Morcego


Os morcegos são mamíferos com capacidade de voar, pertencem à ordem Chiroptera (cheir = mão e pteron = asa em grego), ou seja, a mão que decidiu transforma-se em asa. Eles possuem capacidade autônomo e manobrável de voo sendo única entre os mamíferos. Seus braços são asas adaptadas e seu tamanho de braço, cabeça, tronco e cauda variam com as espécies.


 
Os morcegos são animais muito presentes em grandes cidades brasileira, isso incluí Fortaleza. Eles gostam do nosso clima, alimentação e prédios abandonados ou escuros o bastante para viverem. Então, vamos falar um pouco sobre a anatomia desses animais importantes para a ecologia brasileira. 


Certas características podem definem morfologicamente qual a família do morcego.
  • Presença de Folha Nasal no final do focinho -Familia Phyllostomidae.
  • Lábio superior com profundo sulco ou dobra vertical mediana (lábio leporino), cauda mais curta que o uropatágio, perfurando-o dorsalmente - Família Noctilionidae.

  • Cauda incluída no uropatágio até aproximadamente a metade do seu comprimento - Família Molossidae.

  • Cauda longa, até um terço de seu cumprimento total ou ainda completamente incluída no uropatágio - Família Vespertilionidae.



  • O conhecimento básico é importante para estudantes e profissionais que almejam trabalhar nos CCZs, por exemplo. Os morcegos são um dos maiores transmissores da zoonose raiva, causa do maior estudo sobre esses animais.  

    Bibliografia 

    Você pode ler ou fazer o download gratuitamente de todo a bibliografia, é só clicar nos links acima. Até a próxima. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário